Acta Limnologica Brasiliensia
https://actalb.org/instructions
Acta Limnologica Brasiliensia

Instruções e Políticas

Escopo e política

A Acta Limnologica Brasiliensia é a revista científica da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) que publica artigos originais, notas científicas, artigos de revisão, artigos de opinião e artigos sobre métodos que contribuem para o desenvolvimento científico da Limnologia.

A revista cobre um amplo espectro, incluindo qualquer tópico relacionado à ecologia de águas continentais de ecossistemas como rios, lagos, planícies de inundação, áreas alagadas, reservatórios e zonas estuarinas. O escopo da Acta Limnologica Brasiliensia engloba todos os aspectos teóricos e aplicados da ecologia aquática continental, manejo e conservação, ecotoxicologia e poluição. Trabalhos taxonômicos podem ser aceitos desde que contenham informação ecológica e distribuição geográfica. Os artigos submetidos à revista devem ser originais e sem submissão simultânea a outro periódico. Os autores assumem a responsabilidade intelectual e legal pelos resultados e pelas considerações apresentadas.

Os manuscritos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos Editores da revista. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime. O Editor Chefe e os Editores Associados são vinculados a universidades e institutos de pesquisa que possuem seus softwares de verificação de originalidade e prevenção de plágio e os utilizam para a detecção nos manuscritos submetidos. Por exemplo, no caso do Editor Chefe que é vinculado à UNESP o software utilizado é o Turnitin®.

Os manuscritos submetidos são inicialmente avaliados quanto à linguagem, apresentação e estilo. Recomenda-se aos pesquisadores que não tenham o inglês como língua nativa que submetam seus manuscritos a um colega que possua esta língua como nativa.

Os autores devem preparar seu manuscrito para submissão seguindo as instruções abaixo. Os manuscritos são avaliados inicialmente pelo Editor-Chefe que encaminha para um Editor Associado que indica o manuscrito para dois revisores. O periódico usa o procedimento simples-cego na análise dos manuscritos. Os revisores enviam seus pareceres ao Editor Associado que também emite um parecer com base nos pareceres dos revisores. Após o envio dos pareceres pelos revisores, o Editor Associado pode optar pela aprovação com pequenas correções, aprovação com grandes correções, reprovação ou reprovação com possibilidade de nova submissão. Os três pareceres são então enviados para os autores do trabalho. Os autores devem então reenviar o artigo revisado, composto por dois arquivos: um com todas as alterações e comentários habilitados, garantindo que todas as solicitações feitas pelos revisores/Editores foram atendidas, e outro sem comentários, destaques ou qualquer alteração habilitada, além de uma carta-resposta detalhada (exemplo de carta-resposta abaixo) indicando as alterações feitas ou a justificativa para não fazer. Se os autores necessitarem de tempo adicional para revisar o manuscrito, devem contatar o Editor Associado através do painel de Discussão no sistema de submissão para solicitar uma extensão do prazo. Se não houver resposta dos autores após 90 dias, o manuscrito será automaticamente rejeitado. Os autores são incentivados a submeter o manuscrito revisado como uma nova submissão, a fim de garantir um fluxo editorial saudável ao periódico.


EXEMPLO DE CARTA RESPOSTA

Dear Associate Editor [NOME DO EDITOR],

We are submitting our revised manuscript entitled “[NÚMERO DO MANUSCRITO – TÍTULO DO MANUSCRITO]”.

We addressed all the comments which are summarized in the table below.

Sincerely,

The authors.

--------------------------------

Line number Reviewer Comment Text changed/corrected
REVIEWER A
E.g. 106 What was your research problem?

We included our research problem:

[Por favor escreva o novo texto aqui]

E.g. Lines 110-114

E.g. 168 Please let us know the sampling year

The text was rewritten:

[Por favor escreva o novo texto aqui]

E.g. Line 178

REVIEWER B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Editor Associado informa a sua decisão ao Editor Chefe que toma a decisão final. Após o aceite do trabalho, uma prova do artigo é enviada (on-line) para revisão final dos autores.

Eventuais dúvidas e questões sobre a tramitação dos manuscritos podem ser solicitadas diretamente pelo e-mail actalimno@ablimno.org.br.

Existem seis categorias de contribuição para a Acta Limnologica Brasiliensia:

1) Artigos originais. Composto por aproximadamente 25 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências. Veja "Forma e preparação de manuscritos" abaixo.

2) Notas científicas, contendo entre 2 e 4 páginas, apresentando informação concisa sobre um determinado tópico. A nota deve conter abstract (português e inglês), palavras-chave, (português e inglês) e referências; resumo/abstract e o restante do trabalho deve conter um texto contínuo, sem tópicos.

3) Artigos de revisão. Estes artigos devem abordar assunto referente ao escopo da revista e de interesse atual. Estes artigos podem ser submetidos espontaneamente ou ser fruto de convite pelo corpo editorial.

4) Artigos de opinião. Estes artigos devem abordar a discussão acadêmica de um tema relevante para o escopo da revista. O artigo de opinião deve conter até 3000 palavras e expressar pontos de vista sobre questões teóricas, metodológicas ou assuntos atuais em limnologia e devem ser respaldados e fundamentados por elementos bibliográficos. Ao critério da Comissão Editorial, a revista poderá publicar respostas ou considerações de outros pesquisadores estimulando a discussão sobre o tema. As opiniões expressas nos Artigos de Opinião são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

5) Métodos. Estes artigos devem abordar novos métodos de coleta e análise de dados relevantes ao escopo da revista.

6) Seções temáticas. Seções sobre um tema específico proposto pela Equipe Editorial ou por algum pesquisador da área de Limnologia, podendo ser referente a algum evento específico da área.

Forma e preparação de manuscritos

Os manuscritos submetidos para a Acta Limnologica Brasiliensia devem ser originais e não submetidos à outra revista científica. A submissão deve ser feita em um arquivo único através do Sistema SciELO de Publicação no link da revista: http://submission.scielo.br/index.php/alb/index. Os manuscritos devem ser redigidos na língua inglesa com um título, abstract e palavras-chave em português. Recomendamos fortemente que os autores que não tenham o inglês como língua nativa que submetam seu manuscrito à pessoa nativa na língua inglesa antes da submissão.

Texto

O texto deve seguir a seguinte ordem. Primeira página: título em inglês (em negrito) e em português, nome completo dos autores (p. ex. Antonio Fernando Monteiro Camargo), afiliação, endereço, endereço de e-mail e endereço ORCID de todos os autores. Todos os autores devem ser identificados por números sobrescritos. Segunda página: Resumo (em inglês e português), palavras-chave e resumo gráfico (opcional). Terceira página e páginas subsequentes: texto do artigo (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Declarações/Declaração de Disponibilidade de Dados e Referências). O texto deve ter espaçamento entre linhas de 1,5 e fonte Times New Roman 12. A seguinte informação deve ser colocada no texto acompanhando todas as espécies citadas no texto: a) zoologia, o nome do autor e a data da descrição devem ser informados na primeira vez que a espécie for citada no texto; e b) botânica, apenas o nome do autor que descreveu a espécie deve ser informado na primeira vez que a espécie for citada no texto.

Resumo

O resumo deve conter entre 250 e 300 palavras e ser estruturado e itemizado da seguinte maneira: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões. Os tópicos devem ser destacados em negrito. Deve-se apresentar um resumo em inglês e português. Entre 4 e 5 palavras-chave (também em inglês e português) devem ser informadas e devem ser distintas daquelas utilizadas no título.

Recomendamos fortemente que os autores preparem um resumo gráfico em inglês contendo as principais ideias do trabalho e inseri-lo após o abstract e resumo (qualidade de 300DPI ou mais).

Tabelas e Figuras

As tabelas e figuras devem ser numeradas consecutivamente utilizando numerais arábicos (Tabela 1, 2, 3, etc. e Figura 1, 2, 3, etc.). Na primeira versão, as tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo do texto conforme forem citadas. Na versão final, as tabelas e figuras devem estar inseridas após as referências. As figuras devem estar em boa resolução (300 DPI ou mais). As tabelas devem seguir o modelo abaixo, com linhas entre o cabeçalho e os dados e na parte superior e inferior da tabela. Incentivamos o uso de figuras coloridas pelos autores, pois publicamos os artigos apenas em versão digital. Todas as tabelas e figuras devem ser indicadas no texto.

Factor

Factor eigenvalue

Total variance percentage

Total cumulative variance percentage

1

2.647

40.9%

40.9%

2

2.016

31.1%

72%

3

1.813

28%

100%

Dados de Pesquisa

A Acta Limnologica Brasiliensia recomenda a publicação de dados de pesquisa relacionados aos manuscritos submetidos à revista. Dados são definidos como todas as medições ou informações coletadas, processadas ou criadas que permitem tirar conclusões ou verificar os resultados da pesquisa. Isso inclui dados brutos ou processados, dados tabulares, documentos de texto, listas, áudios, vídeos, imagens, mapas, listas de artigos de revisão, códigos estatísticos, códigos de programação. A Acta Limnologica Brasiliensia encoraja os autores a publicar este material no Dataverse da ALB, disponível gratuitamente no SciELO Data: https://data.scielo.org/dataverse/bralb. Os dados de terceiros, obtidos de repositórios de dados, utilizados na elaboração do manuscrito devem ser citados no texto e nas Referências. Os dados depositados no Dataverse receberão um DOI após serem publicados, e somente dados vinculados/relacionados ao manuscrito submetido ao ALB podem ser depositados desta forma. Somente envie seus dados após o aceite do manuscrito para publicação, quando solicitado pela Equipe Editorial. Após a submissão no Dataverse, os dados serão publicados apenas após uma revisão da Comissão Editorial e da equipe do SciELO Data.

Além do Dataverse de ALB, o periódico também recomenda os seguintes repositórios para depositar dados de pesquisa:

Freshwater Research and Environmental Database (FRED)
Dryad
Zenodo
Figshare

Outros repositórios de dados podem ser encontrados usando a seguinte ferramenta: https://repositoryfinder.datacite.org/.

Para garantir transparência e segurança, os autores devem exibir os dados em um formato que permita a terceiros abri-los e interpretá-los adequadamente. Dados confidenciais, seja dos autores (dados primários) ou de outras fontes (dados secundários), não devem ser compartilhados ou necessitam de consentimento dos autores para serem acessados.

Declaração de Disponibilidade de Dados

Acta Limnologica Brasiliensia exige que os autores incluam uma seção de Declaração de Disponibilidade de Dados, após a seção de Agradecimentos, em qualquer artigo que relatar resultados de conjunto de dados, mesmo que os dados utilizados no manuscrito não estejam disponíveis publicamente. A seção, se aplicável, deve conter o nome do repositório, DOI e/ou hiperlinks direcionando para o conjunto de dados e condições de acesso (acesso livre ou restrito).

Modelos de declarações de Disponibilidade de Dados:

  1. Os dados de pesquisa analisados neste estudo não estão publicamente disponíveis por nenhum meio.

  2. Todo o conjunto de dados que suporta os resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.

  3. Todos os dados de pesquisa analisados na pesquisa estão disponíveis em [NOME DO REPOSITÓRIO]. O acesso é [CONDIÇÃO DE ACESSO]. Pode ser acessado em [URL/DOI].

  4. O conjunto de dados analisado/produzido neste estudo pode ser solicitado ao autor correspondente devido a [RAZÕES PELAS QUAIS OS DADOS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS].

Referências

Todas as referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética de acordo com o primeiro autor. Se mais de um artigo do mesmo autor for citado, deve ser referenciado em ordem cronológica. Referências devem ser iniciadas em uma página separada. A citação de teses, dissertações e monografias de graduação, relatórios técnicos e resumos apresentados em congressos devem ser evitadas ao máximo e apenas excepcionalmente e com a anuência dos revisores e dos Editores poderão ser utilizadas.

Citação no texto: Use o sistema nome e ano de publicação:

Henry (2023), (Vitule & Pelicice, 2023), (Brasil, 2024), (ABLimno, 2023); para mais de dois autores utilize “et al.” (ex.: Saito et al., 2024). As citações na lista de referências devem seguir as normas American Psychological Association - APA 7ª Edição (modificada). Citações no texto devem ser listadas em ordem cronológica (ex.: Bianchini-Júnior & Rocha, 2006; Angelini, 2019; Ferragut et al., 2022).

Exemplos de referências:

Artigos de revistas científicas:

A referência de um trabalho científico deve ser apresentada na seguinte ordem: nome do autor abreviado (sobrenome, iniciais do nome), ano de publicação, título do trabalho, nome da revista abreviado, volume, número e número da página inicial e final (quando disponível) e DOI, sem omissão de nenhuma informação relevante.

  • Suárez, B., Barrios, M. & Teixeira de Mello, F., 2024 Assessing the taxonomic sufficiency of macroinvertebrate communities and their potential to distinguish the impacts of land use on lowland streams in Uruguay. Acta Limnol. Bras. (Online), 36, e7. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X5723

  • Vallefuoco, F., Vanek, M., Bottarin, R. & Scotti, A., 2024. Quantification of large-spatial scale and in-stream factors affecting the structure of benthic macroinvertebrate communities in mountain streams. Limnologica, 106, 126172. https://doi.org/10.1016/j.limno.2024.126172

  • Artigos do mesmo autor:
    • Bianchini Jr., I., Cunha-Santino, M.B., Milan, J.A.M., Rodrigues, C.J. & Dias, J.H.P., 2015. Model parameterization for the growth of three submerged aquatic macrophytes. J. Aquat. Plant Manage, 53, 53-64.

    • Bianchini Jr., I., Fushita, A.T. & Cunha-Santino, M.B., 2019. Evaluating the retention capacity of a new subtropical run-of-river reservoir. Environ. Monit. Assess., 191, 161. https://doi.org/10.1007/s10661-019-7295-5

Capítulo de livro:

  • Ferragut, C., Costa, R.A. & Carneiro, R.O., 2022. Periphyton bioreactor as a tool for restoration of eutrophic environments. In Ferreira, M.L., ed. Biogeochemistry and ecosystem services in urban green-blue systems. São Paulo: ANAP, p. 131-145, 1 ed.

Livro:

  • Henry-Silva, G.G. & Camargo, A.F.M., 2022. A Bacia do Rio Apodi-Mossoró: Aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma bacia hidrográfica no semiárido do Rio Grande do Norte. Mossoró: EdUFERSA.

Documentos da internet e sites:

  • Associação Brasileira de Limnologia – ABLimno, 2016. Breve Histórico da ABLimno (continuidade da SBL) [online]. Rio Claro: ABLimno. Retrieved in 2021, July 19, from https://www.ablimno.org.br/ablimno.php.

Documentos jurídicos: leis, decretos, resoluções:

  • Brasil. Agência Nacional de Águas – ANA, 2021. Declara situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná (Resolução ANA nº 77, de 1º de junho de 2021). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Retrieved in 2021, July 19, from https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-ana-n-77-de-1-de-junho-de-2021-323553340.

Conjuntos de dados

Número de autores por artigo

Não existe limite para número de autores por artigo. No entanto, artigos simples e com quantidade de informação modesta e dentro de uma única especialidade se espera poucos autores (dois ou três). Artigos com dados de diferentes regiões geográficas com coleta feita por diferentes grupos de pesquisa e com a necessidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento (taxonomia, modelagem matemática, bioinformática, ecologia da paisagem, etc.) espera-se um grande número de autores (oito, 10 ou mais). Por exemplo, na elaboração de um artigo científico são cumpridas cinco etapas. 1. Elaboração da pergunta (o que se pretende responder) e confecção do projeto com o delineamento amostral ou experimental. 2. Execução das amostragens ou do experimento. 3. Análise dos dados (determinações em laboratório, confecção de tabelas e gráficos, aplicação de análises estatísticas, etc.). 4. Interpretação dos resultados à luz do conhecimento científico já existente. 5. Redação do trabalho. Somente quem participar ativamente de ao menos três das cinco etapas deve participar da autoria do trabalho.

Carta de Apresentação

A submissão de uma carta de apresentação junto com o manuscrito é obrigatória. A carta de apresentação deve conter as principais contribuições do trabalho, sugerindo três potenciais revisores (nome completo, e-mail para contato e justificativa para sugeri-los). Informar na carta a contribuição de cada autor do manuscrito na elaboração de cada uma das cinco etapas mencionadas acima (1. Elaboração da pergunta e do projeto; 2. Execução do experimento; 3. Análise dos dados; 4. Interpretação dos resultados; 5. Redação do trabalho.)

Parecer de Comitê de Ética

Se o trabalho envolver amostragem ou testes com animais, assim como voluntários humanos no caso de análise de percepção ambiental, submeta à aprovação do comitê de ética e indique no texto do manuscrito, na seção Materiais e Métodos, qual o comitê e o número do processo.

Envio de manuscritos

Os manuscritos confeccionados segundo as instruções acima devem ser enviados em arquivo do Word for Windows através do Sistema SciELO de Submissão (http://submission.scielo.br/index.php/alb/index). A Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) não cobra nenhuma taxa para submissão e avaliação de manuscritos.


Links:

Sistema de Submissão:
http://submission.scielo.br/index.php/alb/login

Acta Limnol. Bras. (Online)

Share this page
Page Sections