A Acta Limnologica Brasiliensia convida tem o prazer de anunciar uma chamada para artigos para uma seção temática especial dedicada à Limnologia no Centro-Oeste Brasileiro.
Esta região, marcada pela vasta rede hidrográfica e pelo uso intensivo do solo (agricultura, pecuária e silvicultura), abriga cenários ambientais únicos e contrastantes. Com os biomas Cerrado, Pantanal, e porções da Amazônia e Mata Atlântica, a região é drenada por importantes bacias como a do Prata, Tocantins-Araguaia e Amazônica. Este panorama resulta em conflitos socioeconômicos e ambientais complexos, com os múltiplos usos da água como principal ponto de atrito.
Apesar da sua importância ecológica e dos desafios de gestão, a representatividade da pesquisa limnológica sobre o Centro-Oeste na literatura nacional é ainda limitada, incluindo em Acta Limnologica Brasiliensia. Com o objetivo de impulsionar a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos na área, esta seção temática busca artigos que contribuam para um gerenciamento mais integrado e eficiente, visando a conservação e a recuperação ambiental.
Convidamos a submissão de artigos de pesquisa original e de revisão que abordem temas como, mas não restritos a:
Formatos Aceitos:
Por ser uma revista Open Access Diamante, a Acta Limnologica Brasiliensia não cobra taxas de submissão ou de publicação.
Editores convidados:
Dr. Luiz Ubiratan Hepp - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Dra. Silvia Vendruscolo Milesi - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Dr. Anderson Ferreira - Universidade Federal da Grande Dourados
Prazo para submissão: 16 de fevereiro de 2026.
Para submeter seu manuscrito, por favor utilize o sistema de submissão da revista: https://submission.scielo.br/index.php/alb/submission. Durante o processo, na opção 'Section' (Seção), selecione "Thematic Section: Limnology on the Brazilian Midwest".
Para mais informações e para acessar as normas para autores, visite o site da revista: https://www.actalb.org/. As diretrizes estão disponíveis em: https://www.actalb.org/instructions#nav0.