A Acta Limnologica Brasiliensia (ALB) é a revista científica oficial da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e há 36 anos publica artigos de grande relevância para o desenvolvimento da limnologia de rios, lagos, áreas alagáveis, reservatórios, etc., com ênfase em ambientes tropicais. A ALB segue o modelo de revistas de outras Associações de Limnologia como a “Limnetica” da Associação Ibérica, “Annales de Limnologie” da Associação Francesa, “Journal of Limnology” da Associação Italiana e “Limnologica” da Associação Alemã.
Desde 2011 a ALB está indexada na base SciELO e é de acesso totalmente livre para qualquer cidadão do mundo que tenha acesso à internet. A ALB também não cobra nenhuma taxa dos autores para publicação (Open Access Diamond). A partir de 2016 a revista passou a ser publicada em fluxo contínuo e o tempo entre a aceitação e publicação do artigo é de menos de 30 dias. Atualmente a ALB está indexada em 10 bases, além da SciELO, incluindo a base Scopus. O atual h-index Scopus da ALB é 13 e aumenta gradativamente, assim como seu nível de internacionalização (editores, autores e revisores vinculados a instituições do exterior e acesso em muitos países).
Em seu planejamento a ALB já implementou um corpo editorial composto por um Editor-Chefe e mais doze Editores Associados, especialistas em diferentes temas dentro da limnologia e pertencentes a instituições de todas as regiões do Brasil. A revista também criou uma página exclusiva (actalb.org) que permite acesso a todos os artigos publicados desde o primeiro volume. Como metas de curto prazo, estabelecemos:
Publicação de duas seções temáticas em 2023, a saber: “Aquicultura e Pesca em Águas Interiores” e “Bioindicadores de Qualidade Ambiental”;
Ações de divulgação em redes sociais (como Twitter – @limnologica), e press-releases de divulgação de artigos selecionados na página da Scielo (https://www.scielo.br/j/alb/);
Convites para submissão de artigos de opinião por pesquisadores renomados da ABLimno, artigos de revisão, dentre outros;
Submissão de auxílio financeiro ao CNPq (já submetido em 2022) para desonerar a ABLimno.
Dentre as metas de médio e longo prazo destacamos:
Estudo de viabilidade e potencial de indexação na base WoS;
Redução do tempo de revisão e processamento dos artigos;
Os editores têm trabalhado de forma colaborativa para o planejamento de curto, médio e longo prazo e, são unânimes em manter os rumos traçados, além de todos estarem motivados em manter suas funções nos próximos anos.
Finalizando, informamos que a ALB está à disposição e convoca a comunidade limnológica a submeter seus trabalhos apresentados no próximo congresso da ABLimno. A ALB é “Open Access Diamond” (publicação e acesso gratuitos.) Vamos fortalecer ainda mais nossa revista e torná-la cada vez mais o principal veículo de divulgação de nossas pesquisas científicas!
Editor-chefe e editores associados