Sobre a Revista
A Acta Limnologica Brasiliensia (ALB) é o periódico oficial da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e tem como objetivo publicar trabalhos originais em Limnologia, compreendendo os aspectos físicos, químicos e biológicos da ciência Ecologia de Águas Continentais.
Breve Histórico
O volume 1, número 1 da Acta Limnologica Brasiliensia foi publicada em 1986 após o primeiro Congresso Brasileiro de Limnologia realizado no mesmo ano. O periódico é mantido pela Associação Brasileira de Limnologia, sociedade sem fins lucrativos, que foi fundada em julho de 1982 (com o nome Sociedade Brasileira de Limnologia) e tem em seu estatuto a missão de divulgar o conhecimento científico da área de Limnologia por meio de um periódico científico. Os primeiros números do periódico tiveram periodicidade bianual sendo publicada após a realização dos congressos. A partir de 1992 o periódico passou a ser publicado anualmente. Entre 1998 e 2001 foram publicados dois números por ano, em 2002 e 2003 três números por ano e a partir de 2004 quatro números por ano. A partir de 2016 o periódico passou a publicar um volume por ano em fluxo contínuo. O título abreviado do periódico é Acta Limnol. Bras. (Online), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
Conformidade com a Ciência Aberta
A ALB segue o modelo Diamond Open Access. Os leitores podem acessar, baixar, reproduzir, copiar, distribuir e imprimir os artigos publicados, na íntegra, sem custo e a ALB também não cobra taxa para publicação. Os autores são encorajados a disponibilizar os dados de pesquisa diretamente no artigo ou em repositórios de acesso aberto, afim de permitir a replicabilidade dos estudos. Mais informações sobre dados de pesquisa estão presentes no item “Instruções aos Autores – Dados de Pesquisa”.
A data de submissão e aprovação dos manuscritos, assim como o nome do Editor Associado responsável pelo processo de avaliação são indicados, no artigo, após a seção Referências. Os autores devem baixar, preencher e realizar o upload do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta ao submeter seu manuscrito para a ALB.
Ética na Publicação
A Acta Limnologica Brasiliensia está alinhada com as recomendações de boas práticas do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do SciELO Brasil e às recomendações aos membros da equipe editorial, pareceristas e autores descritos no documento Princípio de boas práticas do Committee on Publication Ethics - COPE (Core practices). Os autores devem atender as normas de ética e boas práticas ao preparar e submeter seus manuscritos para a ALB.
Trabalhos que envolvem amostragem ou testes com animais, assim como voluntários humanos, por exemplo análise de percepção ambiental, devem ser submetidos à aprovação de comitê de ética. Na seção “Materiais e Métodos” do manuscrito deve ser informado o nome do comitê e o número do processo.
Foco e Escopo
A Acta Limnologica Brasiliensia publica artigos originais, notas científicas, artigos de revisão, artigos de opinião e artigos sobre métodos que contribuem para o desenvolvimento científico da Limnologia.
O periódico cobre um amplo espectro, incluindo qualquer tópico relacionado à ecologia de águas continentais de ecossistemas como rios, riachos, lagos, planícies de inundação, áreas alagadas, reservatórios e zonas estuarinas. O escopo da Acta Limnologica Brasiliensia engloba todos os aspectos teóricos e aplicados da ecologia aquática continental, manejo e conservação, ecotoxicologia e poluição. Trabalhos taxonômicos podem ser aceitos desde que contenham informação ecológica e distribuição geográfica. Os artigos submetidos ao periódico devem ser originais e sem submissão simultânea a outro periódico.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos na Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
-
Título do periódico: Acta Limnologica Brasiliensia
-
Título abeviado: Acta Limnol. Bras. (Online)
-
Publicação de: Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno)
-
Periodicidade: Anual
-
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
-
Ano de criação do periódico: 1986
Websites e Mídias Sociais
X (Twitter) - @limnologica
Website oficial – actalb.org
Política Editorial
Preprints
A Acta Limnologica Brasiliensia não recomenda a publicação de artigos em servidores de preprints por parte dos autores. No caso em que os autores optem por esta forma de publicação, sugerimos utilizar o SciELO Preprints, informando o link de acesso no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.
Processo de avaliação por pares
Os manuscritos, submetidos por meio do sistema SciELO de submissão (https://submission.scielo.br/index.php/alb/login), são inicialmente avaliados quanto à linguagem, apresentação e estilo. A ALB recomenda que os pesquisadores que não tenham o inglês como língua nativa submetam seus manuscritos a um colega que possua esta língua como nativa.
Os manuscritos são avaliados inicialmente pelo Editor-Chefe que encaminha para um Editor Associado que indica o manuscrito para pelo menos dois revisores. O periódico usa o procedimento simples-cego na análise dos manuscritos em consonância com os princípios mais recentes de ciência aberta. Aos revisores é garantido o anonimato, enquanto o nome dos autores é disponibilizado aos revisores. Os revisores enviam seus pareceres ao Editor Associado que também emite um parecer com base nos pareceres dos revisores. Após o envio dos pareceres pelos revisores, o Editor Associado pode optar pela aprovação com pequenas correções, aprovação com grandes correções, rejeição ou rejeição com possibilidade de nova submissão. Os pareceres são então enviados para os autores do trabalho. Os autores devem reenviar o artigo corrigido, em trinta (30) dias composto por dois arquivos, um com todas as alterações e comentários habilitados, garantindo que todas as solicitações feitas pelos revisores/Editor foram atendidas, e outro sem comentários, destaques ou qualquer alteração habilitada. Além disso os autores devem enviar uma carta-resposta detalhada (exemplo de carta-resposta abaixo) indicando as alterações feitas ou as justificativas para não atendimento de algumas alterações. Se os autores necessitarem de tempo adicional para corrigir o manuscrito devem contatar o Editor Associado, através do painel de Discussão no sistema de submissão, para solicitar uma extensão do prazo. Se os autores não cumprirem com o prazo de trinta (30) dias e não solicitarem tempo adicional o manuscrito será automaticamente rejeitado.
Revisores e autores podem, em comum acordo mediado pelo Editor Associado, aceitar a publicação dos pareceres dos artigos aprovados (com identificação opcional dos revisores), assim como a abertura das identidades dos revisores aos autores durante o processo de revisão.
O Editor Associado informa a sua decisão ao Editor-Chefe que toma a decisão final. Após o aceite do trabalho, uma prova do artigo é enviada (on-line) para revisão final dos autores
Eventuais dúvidas e questões sobre a tramitação dos manuscritos podem ser solicitadas diretamente pelo e-mail actalimno@ablimno.org.br.
Exemplo de carta resposta:
Dear Associate Editor [NOME DO EDITOR], We are submitting our revised manuscript entitled “[NÚMERO DO MANUSCRITO – TÍTULO DO MANUSCRITO]”. We addressed all the comments which are summarized in the table below. Sincerely, The authors. --------------------------------
|
Dados abertos
A Acta Limnologica Brasiliensia recomenda a publicação de dados de pesquisa relacionados aos manuscritos submetidos ao periódico. Dados suplementares como tabelas, figuras, medições, fórmulas, planilhas, mapas, softwares desenvolvidos, códigos, áudios ou outros que foram utilizados para validar os resultados do manuscrito, caso sejam depositados em algum repositório de dados de pesquisa, previamente à submissão do artigo, devem ser indicados no corpo do texto. O periódico recomenda que os dados dos artigos aceitos para publicação sejam depositados no Dataverse gratuito da ALB no SciELO Data.
Dados de terceiros utilizados na elaboração do manuscrito devem ser corretamente referenciados, conforme as normas deste periódico. Mais detalhes sobre dados de pesquisa são encontrados no item “Instruções aos autores - Dados de pesquisa”.
Cobrança de taxas
A Associação Brasileira de Limnologica (ABLimno) não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação, aprovação, publicação e download de manuscritos na Acta Limnologica Brasiliensia.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A Acta Limnologica Brasiliensia adere às diretrizes do COPE em relação às Políticas de Ética e Condutas Indevidas.
Quando informações contidas nas seções principais dos artigos publicados (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão) precisarem ser revisadas devido a divergências ou erros, será publicada uma Errata vinculada ao artigo em questão. Os leitores podem entrar em contato com a equipe editorial para reportar quaisquer erros detectados.
Retratações serão publicadas em casos de falta de ética, conforme as diretrizes do Guia de Boas Práticas da SciELO. O pedido de retratação deve ser enviado para o Editor-Chefe, em actalimno@ablimno.org.br, devidamente descrito e documentado.
Política sobre conflito de interesses
Os autores, revisores e editores devem sempre indicar conflito de interesses, caso ocorra, durante a avaliação dos manuscritos. Conflitos de interesse de natureza pessoal, acadêmica, laboral, política ou financeira podem impactar a tomada de decisão durante todo o processo editorial.
Os autores devem incluir uma declaração negando conflito de interesses na carta de apresentação. Os revisores e editores devem comunicar ao Editor Associado e/ou Editor-Chefe caso observem conflito de interesses que possam prejudicar a avaliação do artigo.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
O Editor Chefe e os Editores Associados utilizam o software Turnitin® para identificar possíveis similaridades nos manuscritos submetidos durante o processo editorial. A Acta Limnologica Brasiliensia salienta que plágio acadêmico em qualquer nível é crime.
Adoção de softwares de uso de recursos de Inteligência Artificial
A Acta Limnologica Brasiliensia recomenda o uso com cautela de recursos de inteligência artificial (IA). As tecnologias assistidas por IA não devem ser colocadas como autoria do trabalho. Os autores que submetem manuscritos em que foram utilizados quaisquer tipos de recursos de IA (geração de elementos gráficos, análise de dados, etc.) devem descrever detalhadamente seu uso na seção “Materiais e Métodos”. Os recursos de IA podem ser utilizados para aprimorar a legibilidade do manuscrito e a qualidade da linguagem durante o processo de escrita. Destacamos que o uso destas tecnologias deve ser realizado sempre com a supervisão dos autores do manuscrito.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da Acta Limnologica Brasiliensia, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Acta Limnologica Brasiliensia observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Caso o estudo envolva animais ou seres humanos (em caso de estudos de percepção ambiental), os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Acta Limnologica Brasiliensia mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado, os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Responsabilidade do site: A Acta Limnologica Brasiliensia se reserva o direito de efetuar alterações de caráter ortográfico, com vistas a manter o padrão culto da língua, e adequar aos padrões do periódico, respeitando o estilo original dos autores.
Responsabilidade dos autores: Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Acta Limnologica Brasiliensia, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0.
Autores de artigos publicados neste periódico mantém os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
A Acta Limnologica Brasiliensia encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.
Patrocinadores e Agências de Fomento